GUIA DE LEITURA

Se você me perguntasse quais textos ler, eu diria para CLICAR AQUI e achar uns 20 e poucos que eu classifiquei como os melhores. Mas vão alguns de que eu particularmente gosto (e que fizeram algum sucesso):

Caritas et scientia
(as saudades da minha escola)
A-Ventura de Novembro
(o retrato de um coração partido)
Vigília
(os sonhos nos enganam...)
Sairei para a boate e encontrarei o amor da minha vida
(ou "elucubrações esperançosas")
(a afeição por desconhecidos)
A tentação de Mãe Valéria
(trago a pessoa amada em três dias)
A nostalgia do que não tive
(a nostalgia do que não tive)

sexta-feira, 16 de junho de 2006

"Friends 4ever", a amizade (ou a ilusão de) com prazo de validade.

Certa vez, falou e disse Renato Russo na composição de "Por Enquanto", imortalizada na voz de Cássia Eller:

Se lembra quando a gente chegou um dia a acreditar
Que tudo era pra sempre sem saber que pra sempre sempre acaba

Essa conexão musical que eu fiz, algo que possivelmente também farei nos próximos posts (foi inspirado numa ferramenta do last.fm), pode fazer com que você dê um estalo para o que eu vou tratar nesse post.
Não? Você ainda não sacou o que eu quis dizer? Não há problemas.

Vamos lá.
Desde que me entendo por gente no fantástico mundo da Internet, ou seja, desde 1998, já era comum fazer-se via internet exaltação à amizade eterna, cuja expressão"friends 4ever" é emblemática.

Lembro-me que, no já falecido ICQ, não era raro que as pessoas prenchessem os vários campos desnecessários do details mandando beijinhos e abraços para os amiguinhos. Ainda assim, uma das últimas abas do profile do ICQ, o about, era usada como mensagem-de-fim-de-participação-no-programa-da-Xuxa. Eu explico: as pessoas mandavam saudações para Fulaninho, Ciclaninho, Beltraninho, Luisinho, Carlinho e, claro, para Xuxa e para a Sasha.

O fim da hegemonia do ICQ e a ascensão do MSN impediram a proliferação dessa manifestação hipócrita e iludida, visto que no MSN não havia espaços de perfil onde se pudesse mandar beijinhos e etc. Entretanto, bastou surgir o Orkut para que a onda das amizades proclamadas eternas voltasse a tomar conta.

Quem usa o Orkut sabe bem do que estou falando. O site de relacionamentos está tomado por gente que escreve testimonials, deixa scraps ou coloca captions de fotos com o conhecido "friends forever" e afins, que recentemente ganharam variantes como a sigla "bff" (best friends forever) e a abreviação à la Seu Creysson "besti".

Mas afinal... qual seria o problema disso tudo?
A hipocrisia. Como alguém tem a pretensão de dizer que uma amizade vai durar para sempre? Amizades são construídas, destruídas ou recicladas ao longo da vida. Ninguém pode assegurar a eternidade de uma relação de bases instáveis, que é diferente da relação entre pai e filho, por exemplo, cuja base são laços de sangue.

Minha visão é um tanto pessimista? Sim, é. Uma amizade eterna pode ocorrer? Sim, pode.
Na verdade, minha crítica é com as pessoas que banalizam o sentido da amizade, e ficam gritando aos quatro ventos - virtuais ou não - "friends forever", para qualquer conhecido ou parsero. Seria isso um jeito de aparecer socialmente, para afirmar "sim, eu tenho amigos", num momento em que existe solidão mesmo com companheiros (companheiro é o mesmo que amigo, pergunto)?

Trago o exemplo de uma pessoa que conheço. Essa adota novos "best friends forever" a cada semestre, e deixa de lado os do semestre anterior, sendo capaz de afastar-se para valer desses, como se nada tivesse acontecido. Que eternidade é essa? Acho que só mesmo Vinicius de Moraes para explicar, com o seu "que seja eterno enquanto dure". Nah... não, não sou dessa corrente.

Portanto, pense duas vezes antes de mandar um best friends forever para alguém. Além de soar muito puxa-saquista, você pode estar sendo leviano em considerar que a amizade com alguém será eterna.

Na dúvida, já tomei minhas precauções. Só falarei BFF e afins, se falar, na hora de minha morte, para alguém a quem eu confiaria a minha vida. Até lá, são todos meus amigos, até que se prove o contrário.

(Discordo, nesse ponto, de Renato Russo. Se é pra sempre, não acaba.)

Tenha um bom dia.

Ouvindo:
System of a Down - B.Y.O.B.
The Dandy Warhols - Bohemian Like You
Titãs - É Preciso Saber Viver
Tom Jobim - Água de Beber

9 comentários:

Anônimo disse...

Profundo...Essa questao de amizades é realmente complicada ja que nao somos videntes para saber qual será o destino que elas terao...As suas citaçoes das frases estao mt bem feitas...Hoje em dia eu concordo com tds elas um pouco... "que o pra sempre sempre acaba" é totalmente interligado com "que seja eterno enquanto dure"....Acredito no fim assim como na eternidade...mas o maior fator que eu considero ligado a esse tema é "o desconhecido".
O blog tá muito legal..Beijos ;*

Anônimo disse...

ooi bff, seu blog tá lindo, passa no meu.
amfladf~lasmdçasdf
to zuando (;
eu concordo plenamente com esse negocio de amigos pra sempre.
(y)

Anônimo disse...

Profundo o texto, vc tem futuro com isso ae!!

Anônimo disse...

É, eu concordo que seja mesmo tolice ou então ingenuidade das pessoas ao falar que uma amizade vai durar pra sempre sem saber o que vai vir depois. De repente o que acontece é que por uma amizade se tornar e ser tão profunda em uma determinada época e, por isso, pelas pessoas que "participam" dessa amizade quererem que esta dure para sempre, os "integrantes" (putz, é muito ruim tratar a amizade como um programa de televisão) falarem assim. Até eu mesma e aposto que você também, senhor Felipe, já fiz/fez isso. E olha, com uma pessoa que eu falei "seremos amigos para sempre" eu não me arrependo. Não sei se por causa da intensidade da amizade ou sei lá, só sei que não me arrependo. Sobre as frases, tanto a do Renato Russo quanto a do Vinicius de Moraes, eu concordo. Não sei se plenamente, mas eu concordo bastante. Qualquer pessoa um dia já viveu um momento pensando que seria daquela forma pra sempre, mesmo que quando crianças num parque de diversão. E foi eterno enquanto durou, porque na minha percepção o eterno enquanto dure é uma visão de uma coisa boa e, por isso, pra sempre. O pra sempre é infinito e a gente quer ser feliz, né? Vamos tratar então de ser feliz pra sempre, mesmo que não dure tempo "suficiente". Beijos e po... PARABÉNS DE NOVO.

Anônimo disse...

muito bacana o texto

me lembrou uma música do Moto Perpétuo, uma banda de progressivo brasileiro dos anos 70...

"agora eu tenho impressão de ser seu amigo, só não por eternidade"

Anônimo disse...

Bom,eu gostei muito do seu texto,mas eu gostaria de dar uma opiniao um pouco diferente.
Eu acho que as grandes amizades continuam sim,para todo sempre.
Nao eh necessario que um amigo esteja presente todos os dias na sua vida ou ainda nela pra vc ama-lo e admira-lo ,os lugares e a vida que vcs dividiram juntos,se foi realemente um envolvimento forte,uma relacao com bastante confianca e estabilidade,jamais saira de sua mente,o tempo que vcs passaram juntos podera ter sido o suficiente para vc jamais esquece-lo , tornando uma amizade eterna,mesmo que na lembranca.

Anônimo disse...

Só não me espantei com esse seu texto pq drummond eh drummond, então, já esperava um texto de classe.
Axei interessante a sua opinião quanto essa questão de amizade (pra sempre?). Mas como eu sou o Zé de sempre (O chato?), tenho q me expressar tb, portanto:

se não me engano na frase "... saber que pra sempre sempre acaba" na verdade eh: "... saber que O pra sempre sempre acaba"

Lembro tb com se fosse ontem, o ICQ e seus "abouts", axo q ate eu na epoca mandava um abraço pra galera hauhauhau, era moda, assim como deixar a letra de uma música, mas nem todos eram hipocritas, talvez a maioria sim...mas nem todos...

O orkut realmente ressussitou isso, mas não vejo mto problema...
de uma forma ou de outra axo q essas mensagens "bff" iam circular de uma forma ou de outra

podem ate me chamar de machista ou coisa do tpw (espero q naum ate pq naum concordo) mas essa atitude "bff" eh mais encontrada nas mulheres, sem excluir homens, mas mulherer axo q são maioria nesse caso.

Tenho certeza tb q nunca mencionei um BFF hehehehe

Então, axo q não sou esse seu conhecido q troca de BFF por semestre!

no momento eh isso,
abraço drummond, meu grande BFF (tem sempre uma primeira vez pra td hauhauhauhauhauah)

OBS: tirando o nobre Jobim, vc poderia estar ouvindo coisas melhores...

Anônimo disse...

ae drummond muito bom o blog.

pra variar, eu discordo de algumas de suas opiniões( concordo com outras). o meu ponto de discordancia é sobre o signioficado da frase "O pra sempre sempre acaba" , você disse : " se é pra sempre não acaba.". de fato esse é o pensamento logico. Porém o sentido real da frase , creio eu, seja que tudo que aparenta ser eterno se mostre uma ilusão. ou melhor NADA é para sempre. ~Mas isso não chega a contrariar a sua opinião. sim o que é pra sempre não acaba! ew por isso o pra sempre sempre acaba. pois ele não é pra sempre , é uma ilusão.

com relação ao friends 4ever , eu acredito em amizades que duram a vida toda, tenho amigos criados dentro da minha casa , que são convidados para todos os tipos de reuniões da minha familia. Onde eu venho , esse tipo de relação é conhecida como "primos de consideração" (não sei se essa expreção existe aqui). Mas apesar de existirem amizades que duram a vida toda , elas não são eternas.Como poderiam, se a propria vida não o é? mas acima de tudo as grandes amizades não costumam receber o titulo friends 4ever , pois as boas amizades são vividas e não mostradas em uma vitrine.Só não podemos generalizar ( generalizar invariavelmente signifuiica errar), algumas pessoas não fazem esse uso do friendes 4ever.


É isso. expressei minha opinião.


PS: o texto deve estar cheio de erros, derrubei cerveja no teclado e ele está com um tipo de mal-contato.

Anônimo disse...

cara ta mto bom msmo esse seu blog

Vc ta escrevendo mto bem msmo, sem precisa fica enchendo de termos cientificos e superformais vc consegue escrever textos otimos com um português refinado, ficam ae meus sinceros elogios

Sobre esse tema da amizade eterna. Eu acredito q a frase do Renato "O pra sempre sempre acaba" eh possivel olhar pra essa frase de diversas maneiras. O 'pra sempre' pode querer dizer momentos mto especiais que gostariamos que realmente nunca acabassem, e o 'sempre acaba' seria a inevitabilidade da morte, que se trataria de acabar com o eterno mais cedo ou mais tarde. Mas há uma coisa que eu acho intrigante nisso tudo, a amizade verdadeira (aquela que nenhum testimonial pode comprovar) ,quando ela existe mesmo, acho q nada pode matá-la.. num exemplo: dois amigos de décadas e décadas têm uma briga feia e se separam.. elas podem ficar uma com odio da outra.. mas a amizade sempre prevalecerá por cima dos conflitos..
Eu acredito que a amizade eh como o amor.. porém.. mais forte ainda.. só a morte separa (separa na vida.. pois a amizade permanece por toda a morte) amigos verdadeiros no meu ver.
Por isso tudo que escrevi acima eu reforço o que você escreveu sobre BFF.. uma amizade realmente eterna (a verdadera) é aquela que passa não apenas por momentos bons mas também por obstáculos e testes de força.

Um abração cara.. axo q nunca comentei tanto assim em um blog... justamente por esse nao ser um mero blog, parabéns...