GUIA DE LEITURA

Se você me perguntasse quais textos ler, eu diria para CLICAR AQUI e achar uns 20 e poucos que eu classifiquei como os melhores. Mas vão alguns de que eu particularmente gosto (e que fizeram algum sucesso):

Caritas et scientia
(as saudades da minha escola)
A-Ventura de Novembro
(o retrato de um coração partido)
Vigília
(os sonhos nos enganam...)
Sairei para a boate e encontrarei o amor da minha vida
(ou "elucubrações esperançosas")
(a afeição por desconhecidos)
A tentação de Mãe Valéria
(trago a pessoa amada em três dias)
A nostalgia do que não tive
(a nostalgia do que não tive)

sábado, 23 de dezembro de 2006

CLICHÊS DE ORKUT II - O RETORNO

Não é porque são clichês que eles estão imunes à ação do tempo. Clichês vão e vêm, a medida que novos surgem também. (rimou!)
Por conta disso, os clichês de Orkut que eu listei nos primórdios do blog estão, em certa parte, defasados. Nada melhor do que atualizar o catálogo para a primavera-verão 2006-2007 no Orkut, não?

Agradecimentos ao Marco Tulio e à Ligia, que citaram alguns desses clichês nos comentários do Clichês I e também ao poeta RUBEL BRISOLLA pela mesma ajuda. (Vale lembrar que o Rubel criou há pouco um blog e sua leitura está recomendadíssima ;-)


Ahhhhh, o verão...
Essa é para aqueles que realmente curtem a vida, tiram onda legal e aproveitam ao máximo todos os momentos, situações e experiências novas, sacou lek? Carpe diem pô!
Ahhh, o verão!
Enfrentar as praias lotadas, com cheiro de maconha pra tudo que é lado. Besuntar-se de protetor solar, para não ficar igual um camarão. Ser vítima de arrastões, crime mais frequente nessa época do ano. Chegar em casa e estourar a conta de luz por ter que ligar o ar condicionado. Dormir seco e acordar suado. Assistir à proliferação de mosquitos transmissores de doenças e, por que não pegar uma dengue, já que a onda é aproveitar todas as novas sensações da estação?
O pior do verão, porém, é aturar o mais novo clichê de Orkut, "Ahhh, o verão!"
Tenham piedade.
(essa foi para o meu "about" do Orkut)

"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis". Fernando Pessoa
Deturparam a frase de um grande poeta transformando-a em símbolo do ideário imediatista e "de momento" que andam vivendo. Acho que essa é candidata ao grande clichê do ano, afinal, é o coringa das legendas de fotos e dos "quem sou eu".

"O topo é meu" (na ridícula briguinha por prevalência em testimoniais)
Certa vez, li a seguinte frase"Virei alpinista, só o cume interessa".
Ok.

GÊMEAS (em legendas de fotos)
Audaz. Exagerado. Só não sei se é pior que o já manjado "bff". Será que é uma influência do mais novo filme da Xuxa sobre a população juvenil, num revival da infância desúditos da Rainha dos Baixinhos? Acho que não. Mas já que insistem, só me resta uma pergunta: são bivitelinas, né?

QUARTETO
Essa legenda geralmente acompanha foto de quatro meninas em posições alusivas ao filme "As Panteras", metidas a formar uma trupe perigosa. Não esqueçam, jovens meninas, que mais de três já é crime por formação de quadrilha, segundo o Art. 288 do Código Penal, aqui transcrito: "Associarem-se mais de três pessoas, em quadrilha ou bando, para o fim de cometer crimes".

INCOMPARÁVEIS, INSUBSTITUÍVEIS
Até que se arrume um(a) melhor, é claro. Freud diria que é uma denegação, isto é, inconscientemente a pessoa quis dizer "descartável".

NOVAS TENDÊNCIAS...
1.Ficar com álbum zerado
Recurso utilizado por muitos que gostam de parecer reservados, difíceis e recatados. Quase um charme a mais. Alguns diriam que é c*-doce.

2. Colocar fotos sem legenda.
Para os seguidores da máxima "uma imagem vale mais que mil palavras". (Como não concordo nem discordo dessa frase, fiz um blog e um fotolog, tá?)

3. Ficar em no máximo 9 comunidades.
Será que é porque 9 é o quadrado de 3, que significa plenitude? Ou é apenas uma tentativa de dar visibilidade às comunidades mais importantes?

4. Definir-se enquanto apolítico ou libertário (essa é velha, mas...)
Apolítico porque "política virou coisa de nerd, já que o Brasil não tem mais jeito e é todo mundo corrupto mesmo, vou mesmo é me mudar para os Estados Unidos. É sempre a mesma pilantragem e nada se resolve, odeio política". Assim se desperta um ataque de pelanca rebordosa em Aristóteles.
Libertário porque "po lek tem que liberar mesmo, tem que ser todo mundo na paz, sem conflito, só na harmonia. Paz e amor, bicho. Libera geral mesmo." A inspiração? Acho que veio de Viva La Revolucion do For Fun, a música dos revolucionários de butique da geração MTV, que querem pagar de politizados e socialmente conscientes. Para esses, um professor meu diria, sem mais delongas: "tolinhos".

Chega. Cansei.
Volto na próxima estação com a sátira de "ahhh, o inverno...", quem sabe...


(Ouvindo: Ronco da minha avó. Barulho da digitação no teclado. De vez em quando alguns cliques e também fungadas... resquícios de um recente resfriado. E só.)

21 comentários:

Anônimo disse...

cara
totalmnet demais...ri muito
abracos

Anônimo disse...

Ahh, o verão.

eu fico nervosa quando leio essa frase! Que ódio, todo mundo igual haha =b

"O valor das coisas..." eu amo essa frase, amo Fernando Pessoa e não posso reclamar, porque já usei e não acho nada demais de quem usa.

INCOMPARÁVEL, INSUBSTITUÍVEL, I..rritantemente chato =b

GÊMEAS, nunca vi! seria uma novidade pra mim.

O TOPO É MEU: confesso que faço isso ;)

album sem legenda é meio sem graça, mas pelo menos tem foto! =D


beijo ;*

Anônimo disse...

pois eh.. entao em vez de ficar no pc observando as reacoes dos orkutianos ao verao, pq vc nao vai a praia e curte um poquinho??

ao estilo drumond:
o texto esta muito bem escrito, com alusoes hilarias a fatos e comentarios da vida real/virtual de muitos usuarios da internet, com piadas e observacoes bastante peculiares e sofisticadas.

ao meu estilo:
tu eh uma figura mesmo!
espero q o meu perfil tb nao tenha te inspirado a tantas criticas!


beijao

Anônimo disse...

Em tom de sátira é uma preciosidade seu texto, mto bom msm!
Particularmente eu discordo de certos pontos, porem msm assim sao pontos q nao deixam de ser engraçados.
Espero ser original o suficiente no meu perfil, ainda mais para nao pagar mico! hahahahaha
é isso
ate uma proxima

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto Felipe, muito divertido!A começar pelo título que faz alusão ao texto anterior, até a parte que realmente interessa a todos; a dos clichês que assombram a comunidade integrante do Orkut. Nem tenho o que comentar sobre 'Ahh o verão...', já que o verão não é a minha estação favorita do ano, eu odeio calor, e o bom mesmo do verão é estar de férias e por sorte conseguir viajar e se livrar do calor infernal...seguindo em frente...'GÊMEAS',confesso que não me lembro de ter visto, eu sempre encontro por aí a versão em inglês; TWINS...que também soa bem imbecil ao meu ver...o 'INCOMPARÁVEIS, INSUBSTITUÍVEIS' deve estar na mesma categoria usada pela massa que rotula tudo de essencial...essencial é um grande clichê de orkut que fora deixado de fora...Dentro das novas tendências me vejo inserida dentro de uma; a do álbum zerado, da qual já sou adepta há um bom tempo...
para resumir,adorei o texto, como sempre!Parabéns mais uma vez...
beijos

Anônimo disse...

Muito bom, Drummond, adorei! hauaha
Eu ri sozinha aqui de certas coisas que até eu faço! Essa historinha de "o topo é meu" me irrita pra caramba, putz, eles banalizaram os testimoniais que, p/ mim, são sempre muito especiais. Saudades!
É sempre bom vir aqui e ler os seus posts, eu sempre me divirto xD
beijoss

Anônimo disse...

mais um excelente!
como de costume.
esse das gêmeas me irrita mto!! gemeas PORRA nenhuma, vcs nem tem a mesma mãe!!!
auheauheaue
enfim, vc já pode "contar aos netinhos" que nesse verão vc esculachou os clichês babacas de verão =P
auehuae abraço

Luninha disse...

"vou mesmo é me mudar para os Estados Unidos. "

ESPERO QUE ESSA NÃO SEJA PRA MIM!
knsadlfnsdfknasdfnnaksldfsadlfçasdf
eu não me mudei porque queria ;_;
ju-ro. detesto americano. e toda essa coisa de "prender" as pessoas nelas mesmas. amizade auqi? não existe meu filho. abraçou? QUER DAR! é. não sei onde isso vai parar.
alias, eu tb odeio verao. você sabe que eu tenho alergia à mar.. uahaiua aiai (:
*:

Anônimo disse...

muito bom, felipe!

"ahh, o verao" - nao aguento mais isso

"gemeas" - seria tao irritante quanto "bff"

nao gosto de quem fica em poucas comunidades, parece que querem esconder alguma coisa assim como quem apaga scraps (¬¬ ridiculo)

é isso, muito bem escrito xD
beijo

Anônimo disse...

O senhor anda muito irritadinho. Definitavamente o segundo ano não lhe fez bem... hihihi. E as companhias também não estão ajudando: vou parar de te passar "sad bastard songs". =P

Sério, tá muito novo pra já estar rabugento assim. Nem vestibular fez ainda! Nesse ritmo vai ser apelidado de velha quando entrar na faculdade e, se bobear, vai acabar ficando insuportável como o que te escreve daqui a uns dez anos.

Portanto, vá a praia, aproveite o verão e cada um dos clichês da estação e exercite mais a tolerância - na sociedade em que vivemos ela vai ser cada vez mais necessária para se manter a sanidade. ;D

Abraço. E feliz natal!

Anônimo disse...

Depois desse comentário, Alvaro, só posso apreciar a ironia do Feliz Natal do final... :p

Mas, Drummond, concordo com tudo que vc disse, praticamente. O texto ta bem escrito. No entanto, concordo com o Alvaro, nesse mundo, principalmente no mundo que vc pretende se inserir, exerça a tolerância, seja mais vaselina, não reclame tanto!

Ahhh o verão...

Anônimo disse...

Ah... e Feliz Natal e um ótimo ano novo, cheio de felicidade que é só o que importa, pra vc e todos que vc gosta!

(Viajarei esta semana e não poderei mandar mensagem de fim de ano mais próximo...)

Abraços

Anônimo disse...

huahauhau a ligia fez "o topo é meu" no meu perfil huahauhau...e eu revidei...
A eu acho q tem frases q até sao bem usadas...e só viram cliches qd certas pessoas começam a imitar as outras...mas se vc reconhece a beleza natural da frase,não é mal algum...Mtv passando forfun me revolta cara...ta cada vez mais cliche...
Bjão meu lindo...te amo..saudades

Natália disse...

Desses eu só fico com o album sem legenda.
Ops...Tô colocando agora legenda nele.rs.

Bom 2007 para ti!!

Anônimo disse...

passando para te desejar um feliz 2007!!!!

Nattércia Damasceno disse...

O pobre Shakespeare é comumente lembrando nas legendas e perfis com "Um dia você aprende...".
O Quarteto também pode susbtituído sem prejuízos pelo Trio de Meninas Superpoderosas.
Pelo menos estou livre do temido "Ahhh, o verão"
Aqui só chove nessa época do ano.
;)

Anônimo disse...

hmmm...oi ^^

olha, era vc q tinha um site/fórum acerca d Harry Potter...aqui à uns anos...Harry Potter Best Page...ou tou enganada? =) fique bein *

Felipe Drummond disse...

era eu mesmo, quem é do outro lado? ;P

* Mari (: ^^ disse...

Eu era uma das meninas portuguesas...a primeira a entrar...prof de Transfiguração, Ravenclaw...chamo-m Mariana :) Depois havia a Tânia...q entrou mais ou menos quando eu...e por ultimo a outra Mariana...Sinceramente n m lembro ao certo do meu nick...acho q era Mariana Granger ou algo assim =)
E é isso ;) * Fique bem ^^ * Bjoca.

Felipe Drummond disse...

po mariana, claro que lembro de você, quanto tempo a gente não se fala né??? vc era a mariana granger sim, e aí, como anda?

vem cá, como você me achou aqi nesse universo do blogspot?

me add no msn:

ffapd@ig.com.br

como está em portugal?

* Mari (: ^^ disse...

Tudo óptimo :)
Nem sei bem como te encontrei...tava andando por aí...encontrei o blog...e fui ligando as peças...Filipe Drummond, Rio, 17 anos...era demasiada conhecidencia :P ^^

Já t adicionei =) *